top of page

Nossa História 1996

O Pr. Josias e família recebem de Deus a confirmação para plantar igrejas no estado do Paraná. Obedientes ao seu Pastor e, principalmente ao Senhor, começaram a se preparar para a viagem. Saíram do Rio de Janeiro no dia 01 de janeiro de 1996 às 13 horas e 30 minutos.

Viajaram ate Sorocaba SP, onde pernoitaram para descanso, logo pela manhã, deram continuidade a seu objetivo, chegando a Foz do Iguaçu às 19h10min do dia 02 de janeiro de 1996. Ficaram hospedados por três dias no, Moura Palace Hotel, cedido gratuitamente pelo proprietário, Sr. Moura.

Nos primeiros quinze dias do mês, descansaram, adaptaram-se e, organizaram sua casa. No dia 16 de janeiro, começaram a pregar e a caminhar pela cidade declarando a bênção de Deus.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Chegada a Foz do Iguaçu – PR, 02 de janeiro de 1996.

 

O primeiro culto foi no dia 21 de abril de 1996, num domingo e estavam presentes: sua esposa e seus dois filhos, os vizinhos Sérgio e Vanilde e mais alguns outros vizinhos, que encheram a casa. Isto muito os alegrou, mas logo no segundo culto na outra quarta-feira, o número de pessoas diminuiu e este fato repetiu-se por outras vezes, provocando sua primeira crise sobre a sua pregação. Então o Senhor o leva a ouvir uma fita cujo tema era: "Pregue em Tempo e Fora de Tempo", palavra exortativa que o apóstolo Paulo deu a Timóteo, tocando-lhe profundamente e dando-lhe nova visão daquilo que o Senhor queria que ele ensinasse.

Em consequência deste fato, o Senhor foi trazendo as primeiras ovelhas: Júlio Tonela, Marilete e filhos; Irineu Coelho, Nilza e filhos; Jorge Bernardo e Andréia.

 

No dia vinte e um de abril, com um grupo de aproximadamente doze pessoas, alcançadas nos cultos nos lares e evangelismo, foi inaugurado o primeiro templo, que se localizava na Rua Rui Barbosa 1236, e neste local, a igreja permaneceu por quase nove meses.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1º Templo – IBRFOZ (Rua Rui Barbosa 1236)

 

Estiveram presentes a esta inauguração, o Pastor Roberto Damas Cardoso e sua esposa Joventina (pais do Pastor Josias); Pastor Josias Damas Cardoso, esposa e filhos, Pastor Carlos dos Santos Morelli, esposa e a igreja local.

O primeiro batismo foi no dia 03 de julho de 1996, desceram as águas dez pessoas.

Pela vontade do Espírito Santo, foram ainda recebidos para a comunhão, mais dez irmãos, provenientes de outros ministérios, encerrando assim, o movimento de membros de julho a dezembro de 1996.

 

No dia 19 de janeiro de 1997, com aprovação do Senhor, a igreja mudou-se para a Rua Marechal Deodoro, 1891, um local de 500 m2, devido à visão de crescimento que o Senhor havia mostrado.

Estando já neste local, vem a lembrança do Pastor Josias que em 1995, Deus havia usado o Pastor Jorge Francisco do Nascimento, Zona da Mata, MG, para lhes dizer que o Senhor os tiraria daquela terra e lhes daria uma outra terra e que Deus levantaria ali uma “família” (Igreja) para sustentá-los. O Senhor mostrou através de uma visão a este Pastor, que o Pastor Josias estava em pé com uma maleta em uma das mãos e na outra, uma pequena espada, em sua frente havia três demônios, chefes de principados:

Um deles era muito bem vestido, usando colores e pedras preciosas, outro estava fardado e muito bem alinhado e o terceiro, maltrapilho.

 

O Senhor deu o seguinte discernimento: o demônio maltrapilho era da prostituição, das drogas e do homossexualismo, o fardado, representava a corrupção da fronteira e o bem vestido, representava o deus mamom, o deus do dinheiro. E estes demônios começaram a rir do Pastor Josias, que tinha a aparência de quem estava com muito ódio deles. A espada que estava em sua mão, começou a crescer e tocar a cabeça dos demônios e eles caiam. Neste momento, abriram-se três cadeias por trás dos demônios e começaram a sair pessoas afobadas, desesperadas, maltrapilhos, falidas, agoniadas e ele não conseguia atender a todos. Ele pede socorro a uma pessoa com quem ele contava para ajudá-lo nesta cidade, e esta pessoa dizia através de gestos: não posso, estou ocupado! Neste momento, em que ele olhava para esta pessoa, alguém tocou em suas costas e disse: o Senhor me enviou para te ajudar. E foram chegando mais e mais pessoas, até formar um exercito do Senhor e então foi possível atender a todos.

 

Esta visão, o preparou, e esclareceu para o Pastor Josias que ele viria a Foz do Iguaçu, para plantar uma igreja e tomar as chaves desta cidade das mãos dos demônios juntamente com outros pastores. E sendo assim, a primeira medida tomada ao chegar a esta cidade, foi afiliar-se ao Conselho de Pastores Evangélicos de Foz do Iguaçu, que é a autoridade constituída por Deus, sobre esta cidade.

Em seguida, o Senhor deu ao Pastor Josias, a revelação de que tipo de ministério que ele teria para esta cidade: o ministério de obreiros, que seria a base de educação (Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará).

O Senhor o faz identificar a mensagem central da Bíblia, que é a regeneração em Cristo Jesus. Como Cristo, morremos, nós morremos com Ele, e como Ele, ressuscitamos, nós ressuscitamos com Ele: recebemos uma nova vida em Jesus.No ano de 1998, o Senhor entrega mais uma profecia ao Pastor Josias, novamente usando o irmão Jorge Francisco do Nascimento: Deus mostrava em uma visão dois homens: um oriental e um homem vestido de branco que lhe concediam um patrimônio.

 

A partir deste momento, o Senhor coloca no coração do Pastor Josias o desejo de procurar pelas imobiliárias por um oriental. E as respostas foram muitas "não, não há nem um oriental aqui". Entretanto, perseverando em sua procura o encontrou na imobiliária Formosa, cujos proprietários são irmãos orientais. Então o Pastor Josias foi olhar os imóveis que esta imobiliária administrava. Mas nenhum deles era possível para a compra, pois o valor era superior as condições que a igreja tinha no momento.

A imobiliária lhe ofereceu então a última sala (fundos) de um prédio localizado na Rua das Guiana, 2.211 de 200 m2, no valor de 30 mil reais. O corretor que estava fazendo o negócio perguntou ao pastor:

Por que o senhor não compra todo o prédio?

 

O Pastor respondeu que a igreja no momento não tinha condições financeiras para arcar com este valor tão alto de U$$ 280 MIL dólares. O corretor insiste dizendo que poderia ser feito um financiamento. Então o Pastor respondeu-lhe que a proposta seria levada ao conselho e diretoria  da igreja.

Então ficou decidido que a igreja ofereceria R$ 240 mil reais em 60x (vezes), daria uma entrada no ato de 5 (cinco) mil e após 30 dias mais R$ 5 (cinco) mil reais, fixando-se em parcelas de RS 4 mil reais o pagamento para o restante do saldo, com correções apenas pela taxa referencial (TR).

Após o milagroso fechamento do negócio, a igreja é convidada a estar no local para se fazer à consagração do prédio ao Senhor que outrora era uma danceteria, local de perdição e destruição. A partir daí começou a batalha espiritual de posse da área.

Pela graça e misericórdia do Senhor, a igreja do Senhor com setenta membros naquele momento, conseguira fechar o negócio e santificamos o espaço.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Templo Atual em 2000 – IBRFOZ.

 

A partir destas conquistas, foram se solidificando os projetos de Deus na história da (IBR) - Igreja Batista Renovada em Foz do Iguaçu. Com o passar do tempo, o ministério local cresce e nasce então, a necessidade e visão de expansão da Igreja com a plantação de novas missões e igrejas e envio de missionários.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pr. Josias Damas, Esposa Prª. Marcia Helena e seus filhos (2001).

 Somos uma Igreja de vencedores. Encontramos no amor a Deus motivação suficiente para manifestar sua glória.

01.jpg
02-_1º_Templo_-_Rua_Rui_Barbosa_96.jpg
08.jpg
09.jpg
bottom of page